sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Caracteristicas da arte contemporânea

Para alguns críticos, a característica mais importante da arte contemporanea é sua tentativa de criar pinturas e esculturas voltadas para si mesmas e, assim, distinguir-se das formas de arte anteriores, que transmitiam idéias de intituições políticas ou religiosos poderosas. Já que os artistas contemporaneos não eram mais financiados por essas instituições, tinham mais liberdade para atribuir significados pessoais às suas obras. Ainda que as instituições governamentais e religiosas não patrocinassem a maioria das artes, muitos artistas contemporaneos procuraram transmitir mensagens políticas ou espirituais.
Outra teoria defendida, é a de que a arte contemporanea é rebelde por natureza e que essa rebeldia fica mais evidente na busca da originalidade e de vontade de surpreender. Tendo como característica fundamental da arte contemporanea, o seu fascinio pela tecnologia moderna e a utilização de métodos mecânicos de produção, como a fotografia e a impressão tipográfica.
No início da decada de 1910, o artista italiano Umberto Boccioni procurou glorificar a precisão e a velocidade da era industrial em suas pinturas e esculturas. Por volta da mesma época, o pintor espanhol Pablo Picasso incorporou as suas pinturas uma nova técnica: a colagem, que usava corte de jornais e outros materias impressos. Seguindo a mesma linha, porém, outros artistas contemporâneos buscaram inspiração nos impulsos espontâneos da arte infantil ou na exploração das tradições estéticas tradicionais de culturas que não fossem indrustrializadas ou ocidentais. O artista francês Henri Matisse e o suiço Paul Klee foram influenciados por desenhos de crianças; Picasso observou de perto máscaras africanas e Pollock, desenvolvendo sua técnica de salpicar tinta sobre a tela, inspirando-se nas pinturas com areia dos índios norte-americanos.
Sob outra perspectiva, afirma-se que a motivação babási da arte contemporanea é criar um diadiál com a cultura popular. Com essa finalidade, Picasso colou pedaços de jornal em suas pinturas, Roy Lichtenstein transportou tanto o estilo quanto o tema das histórias em quadrinhos para suas pinturas, Andy Warhol fez a representação das sopas enlatadas Campbell.

Alunos: Vinicius, Luana, Paulo Fernando.

23 comentários:

  1. Faltam apenas algumas correções...

    ResponderExcluir
  2. seria bom se colocasse topicos e tal,facilitaria para a gente.....só acho que ficou muito texto,eu mesmo me perdi aki..mais obrigado pela a ajuda! valeu msm

    ResponderExcluir
  3. ETA Povinho mais sem educação vão fazer melhor então então seus bando de burros kkk

    ResponderExcluir
  4. Fiquei a perceber o mesmo...

    ResponderExcluir
  5. Eu gostei parem de reclama e vão faze melhor...

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Engraçado reclamar você gosta né?
      Mas ao invés disso faz um melhor... Euem.

      Excluir
  7. Tem varias palavras escritas erradas....

    ResponderExcluir
  8. TEM VARIAS PALAVRAS ESCRITAS ERRADAS , MAIS ME AJUDOU BASTANTE. AGRADECIDA

    ResponderExcluir
  9. TEM VARIAS PALAVRAS ESCRITAS ERRADAS , MAIS ME AJUDOU BASTANTE. AGRADECIDA

    ResponderExcluir
  10. o texto ta ótimo,apesar de algumas palavras escritas erradas,muito obrigada me ajudou bastante.....

    ResponderExcluir
  11. Me ajudou bastante muito agradecida

    ResponderExcluir
  12. Gostei, tem algumas palavras escritas erradas mais obrigada pela ajuda .

    ResponderExcluir
  13. não me ajudou em nada essa merda

    ResponderExcluir